-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Visitantes Huong An Vien, situado em uma paisagem natural como parte de um cemitério a cerca de 10 km a sudoeste da cidade vietnamita Hue, é uma estrutura feita exclusivamente de bambu.
Tradicionalmente, os cemitérios são associados a uma atmosfera pesada ligada a morte, perda e luto, criando uma sensação de melancolia. Por isso, o cliente e o arquiteto concordaram mutuamente em procurar uma solução arquitetônica de forma a conceber um espaço sereno e tranquilo.
Rodeado por quatro lagos e montanhas próximas, o parque de Huong An Vien é o lar de árvores, flores em uma variedade espécies nativas, o que ajuda a criar uma sensação de maior leveza. Em termos arquitetônicos, a cobertura de bambu altamente curva inspirou-se nas construções da cidade vizinha Hue e do rio Huong - uma associação comum entre os vietnamitas.
Mais abaixo, o beiral é tecnicamente projetado para proteger a estrutura interna da luz direta do sol e da chuva, mas também para permitir que o espaço permaneça aberto e confortável a escala humana. O Centro de Visitantes Huong An Vien parece fazer parte do contexto natural, mostrando seu respeito e gratidão para com aqueles que já faleceram.
Do volume principal ao auxiliar, todos se beneficiam de um ambiente limpo e bem cuidado. Escolhemos materiais locais naturais e acessíveis como bambu, palha e tijolos. Os tijolos perfurados, por exemplo, permitem que o fluxo de ar e a luz entrem no interior. Durante o dia, a edificação não precisa contar com ar-condicionado ou iluminação artificial.
Cada edificação requer apenas um único módulo que se aplica à estrutura simples, montada rapidamente e com baixo orçamento tanto para construção como para operação.